Lorem ipsum proin gravida nibh vel velit auctor aliquetenean idelit sollicitudin, lorem quis bibendum auci elit consequat ipsutis sem.
1-677-124-44227

info@yourbusiness.com

184 Main Collins Street | West victoria 8007

Follow us On Instagram

Lorem ipsum proin gravida nibh vel velit auctor alique tenean sollicitudin, lorem quis.
Topo

Blog

Reduza custos apostando em uma boa gestão de compras

Contar com um software de automação comercial ou gestão financeira é uma opção interessante para automatizar tarefas e obter os resultados esperados.

Planejar estrategicamente todos os setores da empresa, bem como as suas operações, é um passo fundamental para garantir que todas as metas sejam alcançadas sem que o orçamento do negócio esteja comprometido. Dessa forma, uma das primeiras medidas adotadas deve ser a gestão de compras. Com um bom gerenciamento será possível reduzir ou evitar custos desnecessários.

Em linhas gerais, a gestão de compras de uma empresa pode ser entendida como o processo de organização de tudo aquilo que será comprado num determinado período. As compras compreendem bens e serviços e são essenciais para garantir o bom funcionamento das operações do negócio. Reduzir custos é um processo importante para qualquer estabelecimento e começar avaliando aquilo que é adquirido é uma forma de evitar comprometer o caixa do empreendimento.

Planejando as compras e definindo aquilo que é essencial

O primeiro passo para fazer uma boa gestão de compras e tomar as decisões corretas é o planejamento. Ou seja, o empreendedor, juntamente com a equipe de colaboradores, irá definir quais compras são essenciais para manter o funcionamento do negócio. Portanto, é preciso definir quais itens devem ser adquiridos para que produção, entrega de um serviço ou venda de uma mercadoria seja realizada. Além disso, é preciso definir parâmetros, como a frequência com a qual os itens serão comprados, bem como a quantidade final para que as operações da empresa não precisem ser interrompidas.

O processo de planejamento é conhecido como o plano de ações. É nessa etapa que serão definidos cronogramas de execuções dos processos e compras levando em consideração as capacidades da empresa, desde o capital disponível até os colaboradores e fornecedores.

Gerindo o estoque para otimizar o processo de compras

Para evitar que compras desnecessárias sejam feitas é muito importante estar atento ao que acontece no estoque da empresa. Mercadorias, produtos ou materiais desnecessários armazenados geram custos para a empresa e, consequentemente, prejuízo.

O gerenciamento do estoque permite, não apenas evitar que itens inúteis estejam armazenados, mas essa prática também será fundamental para evitar que itens considerados essenciais estejam escassos. A falta deles compromete diretamente o funcionamento da empresa.

Encontrando os melhores preços por meio de cotações

Mesmo que a compra seja considerada essencial, não é uma boa prática adquirir na primeira oportunidade ou pelo primeiro preço considerado satisfatório. Para conseguir o melhor custo benefício é necessário fazer cotações, ou seja, encontrar o melhor preço do mercado atrelado a padrões de qualidade excelentes e disponibilidade, que é tempo no qual o produto ou mercadoria será entregue.

Avaliando os fornecedores

Os fornecedores devem ser parceiros estratégicos, uma vez que eles constituem parte importante para manter o padrão de qualidade da empresa. Além disso, eles também devem estar engajados com a entrega daquilo que será comprado – encaminhar em tempo hábil para que nenhum processo seja comprometido ou interrompido.

Automatizar tarefas

Contar com um software de automação comercial ou gestão financeira é uma opção interessante para automatizar tarefas e obter os resultados esperados. Esses sistemas trabalham com o gerenciamento de informações em tempo real e apresentam várias ferramentas para tornar o controle administrativo da empresa algo bem mais fácil.

Otimizou

Há um detalhe muito importante que estará presente em todas as operações da empresa. Seja nas compras ou nas vendas a emissão de notas fiscais é um processo necessário para prestação de contas. Dessa forma, contar com um sistema de emissão de notas fiscais mais completos do mercado, como é o caso do Otimizou, é a alternativa ideal para automatizar esse procedimento.

Emitir uma nota fiscal pelo Otimizou pode levar apenas três cliques (NFC-e) ou cinco cliques (NF-e). Além de velocidade e praticidade o sistema também conta com um painel de controle completo para que a gestão de notas fiscais seja feita com mais precisão por meio de um relatório completo contendo notas aceitas, rejeitadas, canceladas ou com erro além da tecnologia de armazenamento em nuvem para não sobrecarregar os servidores da empresa.

Além disso, o cliente tem a vantagem de poder emitir a nota fiscal em qualquer lugar por meio do aplicativo do Otimizou. Para conhecer os planos disponíveis basta acessar aqui.

Compartilhar