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Qual a importância do cadastro dos clientes?

Você sabia que muitas empresas e empreendedores perdem vendas por não realizarem o cadastro de clientes? Aliás, você realiza o cadastro de clientes na sua empresa? Você sabe como fazer um cadastro de clientes que auxilie a otimizar seus resultados? Você sabe qual a importância de realizar o cadastro de clientes?

Neste artigo você vai aprender um pouco mais sobre o que é, para que serve e qual é a importância do cadastro de clientes.

O que é o cadastro de clientes?

Em poucas palavras, o cadastro de clientes é um banco de dados que contém informações-chave sobre seus clientes e possíveis consumidores.

As informações presentes no cadastro vão depender do tipo de serviço ou produto oferecido. Porém, ele permite ter contato com o público interessado em seus produtos ou serviços, assim como com os seus clientes já efetivados.

Qual a importância do cadastro de clientes?

Com o cadastro de clientes é possível conhecer a jornada de compra do cliente e suas preferências. Além disso, as informações coletadas também podem ser direcionadas para auxiliar a converter leads em clientes.

A coleta desses dados facilita a interação com cliente – principalmente quando essas informações são aliadas às estratégias de marketing da sua empresa. Ao conhecer mais sobre o cliente, pode-se personalizar os serviços, o atendimento e também a comunicação pós-venda, o que auxilia ainda mais na fidelização do consumidor.

É possível direcionar ofertas de produtos específicos ao cliente quando você conhece as preferências dele, bem como informar as novidades ou gerar cupons de promoções em aniversários, por exemplo.

Como fazer o cadastro?

Existem inúmeras formas de realizar o cadastro de clientes. Antes de começar, porém, é preciso levar em consideração qual é o porte do seu negócio e quais são seus objetivos com o cadastro.

Você pode elencar uma série de perguntas que vão ajudar a delimitar e a direcionar o que será mais adequado: Quantos clientes você já possui? Qual é o porte da sua empresa ou negócio? Como é a sua captação de clientes? Após definir o que você deseja, é possível estruturar o cadastro.

Geralmente, o cadastro de clientes pode contar com dados como:

  • Dados pessoais (nome completo, e-mail, data de nascimento, endereço, etc.);

  • Histórico de compra;

  • Produtos preferidos;

  • Frequência de compra / consumo.

Outros campos podem ser acrescentados de acordo com seus objetivos e com as características do seu negócio.

É necessário manter sempre o cadastro atualizado. Outro cuidado importante também é o tratamento de dados, que evita informações duplicadas e padroniza o cadastro.

Para quem está começando, uma simples planilha pode ser uma boa escolha. Porém, a medida em que o seu volume de vendas aumenta as planilhas podem não ser a melhor opção.

Portanto, é essencial manter o cadastro de maneira sistematizada, automatizada e segura através de plataformas ou softwares. Existem várias ferramentas de gestão automatizadas que permitem ter mais controle sobre os dados, facilitando a comunicação entre os setores da empresa e mantendo o cadastro sempre atualizado.

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