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Quais as vantagens e desvantagens em ter uma loja virtual

Não adianta apenas colocar os produtos na loja virtual e esperar que todos sejam vendidos e as metas alcançadas. É preciso analisar minuciosamente os números de vendas de cada produto e comparar com as metas e expectativas.

As vendas online por meio de uma loja virtual têm sido uma das principais alternativas para negócios já consolidados com uma loja física e que estão em busca de expandir as vendas. A loja online por si só não é o único fator que fará com que as vendas online tenham sucesso, é preciso planejamento e tomada de decisão – de forma que o e-commerce da empresa esteja bem estruturado entregando aquilo que promete.

O primeiro passo para estruturar uma loja virtual será escolher a plataforma e as demais tecnologias. Os recursos tecnológicos disponíveis atualmente são indispensáveis para que o comércio online seja bem visto e capaz de atrair clientes. Com isso, será preciso optar por um tipo de integração e planejar um site responsivo, capaz de transmitir a mesma experiência de navegação em todos os dispositivos.

É fundamental acompanhar o comportamento dos clientes, principalmente aqueles que acessam a loja virtual, mas não fecham uma compra. Essa é uma tarefa bastante simples quando feita por meio de um software de automação de marketing, por exemplo. O software será capaz de monitorar o comportamento do usuário, analisando os itens que ele acessou e em quais categorias o cliente está interessado. Dessa forma, será possível enviar e-mails e conteúdos específicos de forma a atrair o consumidor.

Entretanto, não adianta apenas colocar os produtos na loja virtual e esperar que todos sejam vendidos e as metas alcançadas. É preciso analisar minuciosamente os números de vendas de cada produto e comparar com as metas e expectativas. Dessa forma, será possível acompanhar quais itens merecem mais atenção do marketing, quais aqueles que já atingiram seus objetivos junto aos clientes e outros quesitos.

Vantagens da loja virtual

Uma das principais vantagens em ter uma loja virtual é a possibilidade de expandir a área de atuação da empresa sem precisar investir muito em sedes físicas, por exemplo. Com isso, será muito mais fácil conquistar clientes em diversas regiões do país.

Além disso, outro benefício muito importante é a diminuição dos custos fixos. Para manter a loja não será preciso ter muitos funcionários, não haverá custos com aluguel, água ou luz. Com uma pequena sala na sede da empresa já é possível administrar .

A diminuição dos custos também implicará na possibilidade de diminuir o preço final dos produtos e mercadorias. Dessa forma, cresce bastante a chance de aumentar o número de vendas.

A loja virtual também pode operar 24 horas por dia, nos sete dias da semana, pois não precisa ser fechada aos finais de semana ou feriados.

Desvantagens da loja virtual

Uma das principais inconvenências das lojas virtuais é, justamente, a limitação dos clientes em relação ao contato com o produto. Apenas recursos visuais e descrições estarão acessíveis para que ele decida ou não fazer a compra.

É preciso ter em mente que a concorrência no meio virtual é ainda maior do que no meio físico. Enquanto que na rua, onde a sede física está localizada, pode ter uns três concorrentes diretos, no ambiente virtual eles estão espalhados por todo o país e, até mesmo, no exterior.

Essa modalidade de loja também exige grandes esforços no serviço de entrega. O produto deve chegar o mais rápido possível ao seu destino e esse pode ser um grande desafio para uma loja que passará a operar em todas as regiões do país.

Otimizou

O processo de emissão de notas fiscais será importante para definir se a loja virtual é eficiente ou não. Quanto mais rápido e eficaz for esse processo, melhor para a loja.

O Otimizou é um sistema de emissão de notas fiscais bastante completo, interativo e que figura entre os melhores do mercado. Por meio dele é possível emitir as notas fiscais mais populares da atualidade com apenas alguns cliques que vão levar alguns segundos. Além disso, ainda há um painel de controle com um panorama geral sobre notas aceitas, rejeitadas, canceladas ou com erros.

É possível experimentar o serviço gratuitamente e emitir até 10 notas por mês. Para conferir os planos disponíveis, basta clicar aqui.

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