Lorem ipsum proin gravida nibh vel velit auctor aliquetenean idelit sollicitudin, lorem quis bibendum auci elit consequat ipsutis sem.
1-677-124-44227

info@yourbusiness.com

184 Main Collins Street | West victoria 8007

Follow us On Instagram

Lorem ipsum proin gravida nibh vel velit auctor alique tenean sollicitudin, lorem quis.
Topo

Blog

Passo a passo para abrir uma filial e aumentar os lucros

Para obter sucesso, a abertura da filial deve ser um processo planejado, pois é preciso estar atendo a detalhes como o tipo de contrato social e se há permissão para realizar esse procedimento.

Abrir uma filial da empresa é uma das formas de expandir os negócios e conseguir aumentar o lucro do empreendimento. Por meio da filial é possível estabelecer a marca, diferencial e valores da empresa em outros mercados ou regiões, bem como, conquistar novos clientes. Todos os esses detalhes podem ser importantes para o aumento do faturamento do negócio e, consequentemente, conseguir mais lucro.

Contudo, para obter sucesso, a abertura da filial deve ser um processo planejado, pois é preciso estar atendo a detalhes como o tipo de contrato social e se há permissão para realizar o procedimento. Outro ponto importante é se a filial será aberta no mesmo estado onde já está a sede da empresa ou em outro estado – a depender da resposta, o processo terá alterações.

Etapas

O primeiro passo é checar o tipo de contrato que vigora na empresa. Se ele possibilita a abertura de uma filial o processo será mais simples e o próximo passo será a autorização dos donos para que a filial seja criada. Esse é um processo formal que deve ocorrer na Junta Comercial do estado no qual a sede do negócio está localizado.

No entanto, se o contrato não permite a criação de uma filial, então, a abordagem é outra. Será necessário, inicialmente, fazer a alteração no contrato social para que a autorização passe a constar na documentação. Decorridos 30 dias após a mudança, o novo contrato entrará em vigor e a solicitação na Junta Comercial poderá ser feita.

Filial dentro ou fora do estado?

Além das especificidades referentes ao tipo de contrato, também haverá mudanças no procedimento caso a filial seja aberta no estado da empresa matriz ou em outra unidade federativa. Caso a nova unidade da empresa seja aberta no mesmo estado, então, os seguintes documentos deverão ser apresentados na Junta Comercial:

  • Contrato social;
  • Requerimento de arquivamento;
  • Comprovantes referentes aos pagamentos das taxas do serviço de registro;
  • Ficha de Cadastro Nacional.

Se a abertura da filial será realizada em um estado diferente, então o procedimento sofrerá uma pequena alteração. Embora os documentos sejam os mesmos e necessitem ser apresentados na Junta Comercial do mesmo estado onde a empresa está sediada, outros documentos deverão ser entregues na Junta Comercial do estado onde será aberta a filial. São eles:

  • Certidão da Junta Comercial do estado da matriz;
  • Requerimento de arquivamento;
  • Contrato social;
  • Ficha de Cadastro Nacional;
  • Comprovantes referentes aos pagamentos das taxas do serviço de registro.

Dicas para evitar falhas ao abrir a filial

1 – Escolha do ponto

É preciso optar por um local capaz de trazer novos clientes, estar perto daqueles já conquistados e onde há demanda para aquilo que a empresa oferece.

2 – Diferenciais

Será necessário levar todos os diferenciais e padrões de qualidade da matriz para a filial. A experiência do cliente ao ir à filial ou à matriz deve ser a mesma.

3 – Gestão

Desenvolver um modelo de gestão independente da filial será importante para ter acesso a todos os resultados. Portanto, separar os resultados de filial e matriz auxilia na hora de saber se a filial está entregando os resultados esperados.

Emissão de notas fiscais

Um detalhe importante, seja na filial ou na sede, é a emissão de notas fiscais e a importância quanto à automatização desse processo. Aperfeiçoar a emissão de notas fiscais é algo bastante simples com a ajuda do melhor e mais completo sistema de emissão de notas fiscais do mercado, como é o caso do Otimizou. São diversos planos disponibilizados, além da possibilidade de testar os serviços gratuitamente e emitir até 10 notas por mês. Clique aqui e saiba mais.

Compartilhar