Lorem ipsum proin gravida nibh vel velit auctor aliquetenean idelit sollicitudin, lorem quis bibendum auci elit consequat ipsutis sem.
1-677-124-44227

info@yourbusiness.com

184 Main Collins Street | West victoria 8007

Follow us On Instagram

Lorem ipsum proin gravida nibh vel velit auctor alique tenean sollicitudin, lorem quis.
Topo

Blog

Onde encontrar a chave de acesso da nota fiscal?

A chave de acesso é uma espécie de RG de cada NF-e emitida pela empresa. Todas as notas fiscais possuem uma chave de acesso única, diferente do que acontece com o número da NF-e, que pode ser repetido. Ela é formada por um código de 44 dígitos e aumenta a segurança das operações comerciais, já que por ser exclusiva, facilita a organização das notas e o acesso a informações de cada uma, evitando erros de identificação e problemas como fraudes envolvendo notas fiscais inválidas.

Os 44 dígitos que formam a chave de acesso, trazem diversas informações sobre a empresa emitente e a própria nota fiscal. O código é separado em conjuntos que traduzem certas informações, variando a quantidade de números presente em cada um deles. Quanto a essas informações contidas no código, temos: o CNPJ da empresa que emitiu a nota, o código da UF do emitente, mês e ano de emissão, modelo de NF-e, número de série da NF-e, número da NF-e, tipo de emissão do documento, código numérico da chave e dígito verificador da chave.

Caso a empresa não possua a NF-e devidamente armazenada e seja necessário descobrir a chave de acesso de uma determinada NF-e, há alguns modos possíveis de se proceder. Uma das opções, é consultar o portal da SEFAZ (Secretaria da Fazenda) do estado para obter o código. O problema, é que nem todos os estados oferecem essa opção, o que pode inviabilizar a consulta por esse meio para diversas empresas. Além disso, é necessário ter o certificado digital (espécie de assinatura digital da empresa) atualizado. O processo é individual e pode ser complicado, caso exista a necessidade de consulta de várias notas fiscais.

Outro meio para se obter a chave de acesso, é entrando em contato com o emissor da NF-e e solicitando o acesso ao DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica) ou a própria NF-e, documentos em que constam a chave de acesso. O problema nesse caso, é que a empresa sujeita a velocidade de resposta da emitente da NF-e, o que pode transformar o processo em algo bastante demorado.

A melhor forma de evitar que esse tipo de problema ocorra, é a prevenção. Contando com um sistema de emissão e gerenciamento de notas fiscais, a empresa ganha agilidade na emissão da NF-e, maior segurança, menor probabilidade de erros no seu preenchimento, além, é claro, de facilitar o armazenamento de todas as notas emitidas, evitando a perda de documentos e permitindo que a consulta – não apenas à chave de acesso, mas a diversas outras informações importantes referentes à NF-e – possa ser realizada de forma prática e rápida.

Pensando nisso, o Otimizou dispõe de um aplicativo para emissão e gerenciamento de notas fiscais, permitindo que as notas possam ser emitidas com poucos cliques na tela do próprio celular.

Saiba mais em www.otimizou.com.br

Compartilhar