Lorem ipsum proin gravida nibh vel velit auctor aliquetenean idelit sollicitudin, lorem quis bibendum auci elit consequat ipsutis sem.
1-677-124-44227

info@yourbusiness.com

184 Main Collins Street | West victoria 8007

Follow us On Instagram

Lorem ipsum proin gravida nibh vel velit auctor alique tenean sollicitudin, lorem quis.
Topo

Blog

O que significa CNAE?

Para um empreendedor, é muito importante saber o que é CNAE, e ainda muito mais se ele tem em mente optar pelo Simples Nacional. Essa sigla não é muito conhecida, e para algumas pessoas pode parecer bem complexo.

Qualquer tipo de empresa, não importa o ramo de atuação, se ela presta algum tipo de serviço ou vende determinado produto de maneira online ou física, é necessário estar inserida em alguma CNAE.

No decorrer desse artigo vamos mostrar para você como entender o que significa a CNAE e como considerar a sua empresa.

O que é CNAE?

CNAE quer dizer Classificação Nacional de Atividades Econômicas. O objetivo principal da CNAE é fazer a categorização das empresas, sejam elas, instituições sem lucros, instituições públicas e também profissionais autônomos com códigos padronizados.

Os códigos padronizados, são utilizados em todo o território brasileiro com os cadastros e registros da gestão federal, estadual e municipal. O principal objetivo é melhorar o sistema de tributação e de uma maneira geral, controlar de uma maneira muito mais eficaz ações de fraude no país.

Além de evitar as ações de fraude em nosso país, os registros da CNAE ajudam os órgãos públicos a tomarem decisões de uma maneira mais assertiva, e dessa forma melhorarem cada vez mais a gestão tributária em nosso país.

Como saber o CNAE da minha empresa?

Para uma melhor experiência, sempre utilize um contador para realizar a consulta da CNAE, pois assim o profissional consegue fazer a orientação correta para o código que você vai poder utilizar. 

Para isso é essencial expor todo o seu trabalho com o profissional da contabilidade, desde os seus serviços até os produtos que você vende. Com isso o seu contador vai fazer a verificação da tabela CNAE, pela qual as atividades primárias e secundárias de diversas empresas estão listadas, podendo assim saber exatamente onde a sua empresa se enquadra.

Feito isso, a busca se torna mais fácil, somente pelo código de verificação ou o tipo de ramo em que a empresa atua, utilizando uma palavra chave na pesquisa.

Logo após, escolha a sua seção, o grupo, classe e divisão que se encaixam de uma melhor maneira no ramo da sua empresa. Por fim, a CNAE-fiscal será encontrada. Ela é composta por 7 números.

Como saber se você pode utilizar o Simples Nacional com a sua CNAE?

Para aquelas pessoas que buscam abrir seu próprio negócio, ou até mesmo para as pessoas que já possuem um, é necessário ficar atento às ações tributárias da empresa, pois podem ocasionar grandes problemas.

Uma grande alternativa é realizar a escolha pelo Simples Nacional, esse sistema adere às empresas que possuem uma receita de até R$ 4,8 milhões anuais.

Por isso é importante estar do lado de um contador, para que ele possa fazer a verificação se a sua empresa pode optar pela tributação simplificada, analisando se o seu CNAE  se encaixa no segmento. Para essa análise é necessário fazer consulta na Resolução do Comitê Gestor do Simples Nacional no site da Receita Federal.

Ao entrar no arquivo é necessário abrir o anexo VI, e assim checar todos os códigos CNAE que não podem aderir ao Simples Nacional.

Para o Simples Nacional, existem algumas empresas que não são permitidas, sendo elas dos setores financeiro, imobiliário, energia, transporte e setor de combustíveis, além das empresas que fazem a produção de produtos nocivos ou perigosos como bebidas alcoólicas, cigarros, explosivos e armamentos.

Qual a importância da CNAE para sua empresa?

Como já falamos acima, a CNAE foi criada com o objetivo de reduzir os processos e favorecer a vida dos empreendedores.

Dessa maneira, os gestores pagam menos impostos se a empresa conseguir se enquadrar no Simples Nacional. Além disso, a sua empresa sempre fica em dia com a parte burocrática e sempre se mantém em ordem, podendo assim buscar o seu objetivo que é obter sucesso nesse mercado tão competitivo que é o de hoje em dia.

 

Compartilhar