Lorem ipsum proin gravida nibh vel velit auctor aliquetenean idelit sollicitudin, lorem quis bibendum auci elit consequat ipsutis sem.
1-677-124-44227

info@yourbusiness.com

184 Main Collins Street | West victoria 8007

Follow us On Instagram

Lorem ipsum proin gravida nibh vel velit auctor alique tenean sollicitudin, lorem quis.
Topo

Blog

O que é WebISS?

Com certeza você já possui alguma noção sobre alguns documentos, como a Nota Fiscal Eletrônica, NFS-e, certificado digital, entre outros. Como todos nós já sabemos, o processo para realizar a emissão das notas fiscais passa por grandes etapas que precisam ser seguidas.

Com a tecnologia conectada em diversos setores do mercado, os processos estão correndo de forma mais rápida e eficiente, se tornando cada dia mais otimizados. Já para a área tributária, essa tecnologia vem sendo utilizada mais para facilitar os processos dos órgãos reguladores e também de seus contribuintes. 

E é nesse momento que podemos começar a falar sobre o WebISS, pois é uma ferramenta que possui um papel essencial quando falamos em tecnologia de gestão, essa ferramenta proporciona a forma mais moderna de se organizar com os documentos físicos e eletrônicos. 

Muitas pessoas ainda não conhecem o WebISS, e é isso que vamos mostrar para vocês a partir de agora, o que é o WebISS e como ele pode ajudar nos processos de emissão e organização das notas fiscais? Vamos ver.

O que é WebISS?

Esse sistema chamado WebISS é um recurso que oferece todo o suporte em diferentes metodologias e processo de uma organização, para a gestão pública e tributária da empresa do ISSQN (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza), definitivamente um imposto aplicado pelas prefeituras das cidades, a fim de obter um registro nas operações que são relativas aos impostos gerados.  

Um ponto que devemos levar em consideração é que o WebISS se atribui apenas para as operações que são relacionadas a Nota Fiscal de Serviço Eletrônico, juntamente com todos os municípios que participam desse processo fiscal.

Ao utilizar o WebISS, é possível realizar o monitoramento de todos os colaboradores que fazem parte do Simples Nacional, além de poder visualizar os dados contidos nas NFS-e que são emitidas. O principal objetivo desse processo é fundamentar a gestão, controlar de maneira mais eficaz e combater o desvio fiscal do ISSQN.

Esse sistema dá o suporte aos municípios da seguinte maneira:

  • Cadastros imobiliários
  • Aprovação de documentos fiscais
  • Documentos eletrônicos
  • Controle dos colaboradores
  • Gestão de inadimplência
  • Notificação de penalidade de ISSQN

Para o WebISS, cada cidade possui suas características e também suas exigências para realizar a cobrança do ISSQN. De uma maneira geral, todos os certificados digitais realizados a partir de um cadastro prévio vão ser exigidos pelo sistema em questão.

ISSQN o que significa?

O Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), ou mais breve como Imposto sobre Serviços, é um imposto que é atribuído pela prestação de serviços que são realizados pelas empresas e também os profissionais que trabalham de forma autônoma. De uma maneira geral, todas as operações de cobrança geram esse tributo, que é cobrado pelos municípios. 

A maioria das empresas que realizam a prestação de serviços devem realizar o recolhimento desse imposto.

O WebISS funciona de que forma?

Para obter os dados de todos os colaboradores, o WebISS utiliza a chamada Declaração eletrônica de serviços, uma medida que age de forma padronizada para a realização de troca de informações entre os colaboradores e o fisco.

Com a sua utilização realizada por meio de uma plataforma, a interação fica muito mais fácil, sendo assim, qualquer atividade relacionada ao ISSQN é registrada na plataforma e no sistema webISS, através da nota fiscal.

Embora o WebISS seja uma ferramenta muito bem vista, muitos municípios do Brasil ainda não possuem esse sistema, mas mesmo assim ainda utilizam outro tipo de sistema. Dessa forma procurar saber qual o tipo de sistema utilizado na sua cidade é essencial.

 

Compartilhar