Lorem ipsum proin gravida nibh vel velit auctor aliquetenean idelit sollicitudin, lorem quis bibendum auci elit consequat ipsutis sem.
1-677-124-44227

info@yourbusiness.com

184 Main Collins Street | West victoria 8007

Follow us On Instagram

Lorem ipsum proin gravida nibh vel velit auctor alique tenean sollicitudin, lorem quis.
Topo

Blog

O que é o Código de Serviço da NFS-e

Dada a importância de uma nota fiscal para as empresas, é fundamental estar atento a todos os procedimentos para a emissão desse documento.

As notas fiscais são documentos essenciais no dia a dia de qualquer empresa – desde grande conglomerados do varejo capazes de emitir milhares de notas diariamente, até pequenas empresas da área de vendas. Portanto, é muito importante saber todos os trâmites legais que envolvem a emissão de uma nota fiscal. Esse documento serve tanto para prestar contas aos clientes como às autoridades, em caso de recolhimento de tributos, por exemplo.

Dada a importância de uma nota fiscal para as empresas, é fundamental estar atento a todos os procedimentos para a emissão desse documento. Só assim será possível evitar erros que venham a prejudicar o negócio. Por isso, é muito importante entender conceitos como Código de Serviço da NFS-e e CNAE, bem como suas diferenças.

Código de Serviço da NFS-e

A Nota Fiscal de Serviços – Eletrônica (NFS-e) é um documento bastante popular, utilizado para comprovar a prestação de serviços em geral. É amplamente utilizada devido à possibilidade de ser emitida tanto por pessoas físicas quanto pessoas jurídicas. Além disso, essa nota fiscal é enviada online.

O Código de Serviço da NFS-e diz respeito a uma sequência numérica que está presente na nota fiscal emitida pela empresa ou pessoa física. A numeração é responsável pela identificação do tipo de serviço prestado pela empresa ou pessoa juntamente ao cliente. A sequência em questão é bastante importante, uma vez que essa numeração servirá como base para que o tipo de serviço seja identificado e, consequentemente, a alíquota de imposto municipal referente a essa categoria seja devidamente aplicada.

Como destacado, o código é de caráter municipal, a alíquota incide pela identificação do código também é municipal. Ou seja, o código poderá variar de acordo com o município onde a nota fiscal está sendo emitida. Na Lei Complementar 116/2003 estão definidos todos os serviços que se enquadram e devem ser identificados através do Código de Serviço da NFS-e, no entanto, é de responsabilidade das prefeituras determinar o código em questão.

Código de Serviço e CNAE

Ainda é bastante comum haver algum tipo de confusão ente Código de Serviço e a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). É importante diferenciar esses dois conceitos. O CNAE é um código que determina quais os tipos de atividades que cada empresa está legalmente autorizada a exercer. Logo, o CNAE está diretamente ligado ao modelo da empresa bem como a carga tributária que irá incidir sobre as suas atividades, que são assuntos bem diferentes da identificação de um serviço em uma nota fiscal.

A utilização do CNAE tem como principal objetivo a padronização dos cadastros e registros de atividades de empresas atuando em todo o território nacional. É importante destacar que uma mesma empresa poderá ter mais de um CNAE atrelado ao seu negócio. Isso é algo bastante comum, haja vista que boa parte das empresas presta mais de um serviço. Entretanto, apenas um CNAE será utilizado como o principal e é por meio dele que a empresa irá emitir a maior parte das suas notas fiscais. Os outros CNAEs podem ser utilizados como apoio para demais atividades secundárias prestadas na empresa.

Otimizou

Emitir notas fiscais e declarar corretamente tanto o CNAE como o Código de Serviço da NFS-e é uma tarefa bem mais simples quando tem-se à disposição um sistema de emissão de notas fiscais completo, como é o caso do Otimizou. Todas as vendas e demais prestações de serviços da empresa que necessitam de emissão de notas serão processos mais simples e formalizados através do Otimizou.

As ferramentas disponíveis no Otimizou permitem ao usuário configurar, de forma prática e eficiente, todos os dados referentes a nota fiscal sem gastar muito tempo. Dessa forma, tabelas de códigos são disponibilizadas para facilitar inserir as informações corretas na nota fiscal.

Mais detalhes estão disponíveis aqui.

Compartilhar