Lorem ipsum proin gravida nibh vel velit auctor aliquetenean idelit sollicitudin, lorem quis bibendum auci elit consequat ipsutis sem.
1-677-124-44227

info@yourbusiness.com

184 Main Collins Street | West victoria 8007

Follow us On Instagram

Lorem ipsum proin gravida nibh vel velit auctor alique tenean sollicitudin, lorem quis.
Topo

Blog

Motivos para não vender sem nota fiscal

Trabalhar sem emissão de nota fiscal pode colocar todo o andamento do negócio em risco.

No ramo comercial, a venda de produtos sem nota fiscal é mais comum do se pode imaginar. Muitos comerciantes optam por não ter que passar pelas "burocracias" que envolvem a emissão do cupom fiscal. Mas sabia que isso pode trazer uma série de riscos ao negócio? E que também pode ser prejudicial aos clientes?

Riscos em vender sem nota fiscal

Apesar de parecer ser o caminho mais fácil, vender sem nota fiscal pode ser extremamente prejudicial para o negócio. Muitos comerciantes caem na armadilha de se livrar de impostos ou de ter menos trabalho para concluir o processo da venda.

Trabalhar sem emissão de nota fiscal pode colocar todo o andamento do negócio em risco. Principalmente porque é ilegal praticar vendas sem emitir nota fiscal, já que isso é considerado crime de sonegação fiscal. Dentre as principais consequências, podemos citar o fechamento do negócio, aplicação de multas, apreensão dos produtos e, em casos onde a sonegação de impostos é confirmada, pode resultar em prisão do responsável pelo comércio.

Outro aspecto fundamental para não se vender sem nota fiscal é pensando no consumidor. A nota, além de ser a comprovação da compra, pode servir para a troca e ou devolução do produto. Esses são os principais riscos e motivos para não vender sem emitir nota fiscal.

Benefícios em vender com nota fiscal

1 – Negócio legalizado

Emitir nota fiscal é um dos passos para a tributação na Receita Federal, por isso, emitir a nota é uma mostra de que o negócio está agindo dentro da lei.

2 – Confiabilidade

Outro aspecto que conta a favor da emissão de nota fiscal é mostrar confiança junto ao mercado e para com os clientes. Um comércio que emite nota fiscal passa muito mais confiança para o consumidor e é muito bem visto pelos fornecedores e, até mesmo, pelos concorrentes.

3 – Comprovação

A nota fiscal é fundamental na hora de fazer a troca ou devolução de um produto. Sem ela, o cliente fica sem ter como provar que realmente fez a compra no comércio, assim ficando impedido de realizar os processos citados aqui.

4 – Otimização

Além de ser obrigatória a emissão de nota fiscal nos processos de compra, ela também torna a contabilidade da empresa muito mais simples, evitando problemas com impostos, por exemplo.

Emissão

Quem precisa emitir nota fiscal deve conferir os serviços do Otimizou. Trata-se de um sistema completo e interativo de emissão de notas fiscais que contribui, justamente, para otimizar esse processo dentro das empresas. Para saber mais sobre o Otimizou e as vantagens em emitir notas fiscais, clique aqui.

Compartilhar