Lorem ipsum proin gravida nibh vel velit auctor aliquetenean idelit sollicitudin, lorem quis bibendum auci elit consequat ipsutis sem.
1-677-124-44227

info@yourbusiness.com

184 Main Collins Street | West victoria 8007

Follow us On Instagram

Lorem ipsum proin gravida nibh vel velit auctor alique tenean sollicitudin, lorem quis.
Topo

Blog

Entenda o que é a NFC-e e quais são seus benefícios

A Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e), tem obrigatoriedade de ser emitida em grande parte das lojas no país. Esse documento precisa ser emitido de acordo com as regras de emissão em cada estado. Por isso, como em um lugar é de uma forma e em outro lugar de outra forma, podem surgir algumas dúvidas no caminho.

O principal objetivo da NFC-e é mudar, realizando uma substituição do modelo impresso para o modelo digital, pois dessa forma e utilizando esse processo você terá um maior controle sobre as suas vendas e estar sempre de acordo com a lei.

Vamos explicar no decorrer desse artigo o que é a NFC-e e quais as vantagens em realizar a emissão de nota utilizando  esse sistema.

Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e), quais as suas funcionalidades? 

A NFC-e é nada mais do que uma nota fiscal comum, mas substituída pelo modelo impresso, se tornando somente digital em todos os sentidos, e é um dos documentos mais importantes do varejo de todo o Brasil.

O intuito é realizar o fornecimento de uma outra opção, no caso a opção digital, que vai fazer com que seu controle seja feito de maneira muito mais organizada, além de ajudar a economizar papel.

Com a nota fiscal de consumidor, a Sefaz (Secretaria de Estado da Fazenda) de cada estado conseguirá ter acesso à NFC-e praticamente no mesmo momento em que a nota for emitida, da mesma forma que acontece com a NF-e modelo 55.

Também não será mais preciso que o empreendedor realize a compra de impressoras fiscais, para a geração do comprovante fiscal da compra, também vai ser extinguida toda a fiscalização que esse tipo de impressora possui.

A nota fiscal eletrônica, também realiza a permissão para seus usuários realizarem consultas no site da Sefaz, com a possibilidade de realizar a consulta de todas as notas fiscais que foram geradas em seu nome.

Vantagens da Nota Fiscal para o Consumidor? 

Como já falamos acima, a NF-e tem a mesma função da nota fiscal em papel, e com a validade jurídica de seus cupons emitidos pelo equipamento emissor renomado como ECF, sendo que a sua principal vantagem é que ela vai ser no formato digital.

O formato digital traz muitos benefícios ao empreendedor ou pessoa física, pois pode ser conectado em qualquer dispositivo móvel, como smartphones, tablets e notebooks em tempo real.

Fora isso, ainda existem diversos benefícios que envolvem a emissão de nota fiscal, confira:

  • Mais vantagens para o empreendedor
  • Maior facilidade para a legalização de seu negócio, fugindo daquelas fortes burocracias
  • Com a dispensa do uso de impressoras e do papel, muito mais economia
  • Não precisa de fiscalização 
  • Integração com dispositivos móveis
  • Acompanhamento em tempo real das emissões
  • Plataformas digitais para o armazenamento das notas fiscais

Vantagens para o consumidor:

  • Sem necessidade de acumular notas fiscais impressas
  • Consultas por QR code
  • Impressão da nota em qualquer impressora
  • mensagens SMS ou email para recebimento do extrato
  • Maior agilidade

Como podemos observar a NF-e veio para ficar, e com seus inúmeros benefícios, a extinção da nota impressa já é quase certa. Aproveite também esse novo sistema e torne sua empresa muito mais organizada e dentro da lei.

 

Compartilhar