Lorem ipsum proin gravida nibh vel velit auctor aliquetenean idelit sollicitudin, lorem quis bibendum auci elit consequat ipsutis sem.
1-677-124-44227

info@yourbusiness.com

184 Main Collins Street | West victoria 8007

Follow us On Instagram

Lorem ipsum proin gravida nibh vel velit auctor alique tenean sollicitudin, lorem quis.
Topo

Blog

Dicas para realizar um planejamento financeiro eficaz para sua empresa

De acordo com um estudo realizado pelo Sebrae, cerca de 24,4% das micro e pequenas empresas fecham as portas antes mesmo de completar dois anos de existência – e um dos motivos disso é a falta de planejamento e de uma gestão financeira.

Ficar sem dinheiro em caixa pode ser desesperador e, para não virar mais uma estatística empresarial, é importante realizar um planejamento financeiro eficiente – uma das ferramentas essenciais para definir o sucesso de um negócio.

Dicas para elaborar o planejamento financeiro

O planejamento financeiro é um componente essencial do plano de negócios de uma empresa. Trata-se de uma ferramenta de administração que permite analisar a situação financeira atual e definir as melhores ações para alcançar as metas estabelecidas. Ele apontará as direções para que a ideia de negócio torne-se rentável, além de garantir a saúde financeira e o cumprimento dos objetivos da empresa.

Veja algumas dicas para você elaborar um planejamento financeiro eficaz para a sua empresa:

1. Conheça o contexto atual do negócio

Antes de definir qualquer coisa, é preciso estar por dentro da situação financeira do estabelecimento. Por isso, é necessário fazer o levantamento financeiro da empresa, reunindo todos os dados de contas, custos diretos e indiretos, despesas fixas e variáveis, dados de entrada e saída, investimentos, dívidas (se existirem), entre outros.

É importante conhecer a situação financeira atual, além de compreender os custos – e é comum que muitos empreendedores notem gastos que não são essenciais para o negócio. O ideal é que essas informações sejam reunidas em uma planilha.

2. Faça uma previsão de orçamento

Nesse momento, é necessário realizar uma previsão de faturamento da empresa dentro de um período de tempo – seja em alguns meses ou ao longo do ano.

Para tanto, pode-se usar os históricos anteriores e estimativas do mercado como base para os cálculos. A previsão deve ser realista e alcançável. Use sempre os dados reais para tomar as decisões e evite “achismos”.

3. Use cenários diferentes

No planejamento financeiro é essencial saber lidar com imprevistos, tentando prever diversos os cenários possíveis e traçando diferentes rotas e ações. Para isso, é importante conhecer as tendências do mercado e analisar as possibilidades para o seu negócio.

4. Elabore um plano de ação

Este é o momento de definir passo a passo o que será feito. O plano de ação deve conter as metas, as ações a serem realizadas para atingir essas metas, um cronograma realista e a divisão de tarefas – seja de equipes, setores ou colaboradores.

Existem várias ferramentas úteis para esse processo, que vão desde a análise financeira da empresa até a definição do plano de ação em si:

  • Ciclo PDCA (Planejar, Executar, Checar e Agir);

  • Metas SMART (Específico, Mensurável, Atingível, Relevante e Tempo definido);

  • Análise SWOT; entre outras.

Cabe ressaltar que você deve pesquisar, analisar e escolher as ferramentas que melhor se adequam ao seu negócio.

5. Acompanhe os resultados

Não adianta elaborar um planejamento financeiro e simplesmente “deixar acontecer”, sem saber se os resultados esperados estão sendo alcançados. Acompanhar os resultados permite fazer as correções necessárias, a fim de alcançar as metas estabelecidas.

Nesse sentido, é essencial contar com indicadores de desempenho e relatórios, tais como Retorno sobre o Investimento (ROI), Demonstrativo de Resultados (DRE), Lucratividade, entre outros.

Por fim, é importante centralizar essas informações do planejamento. Para pequenos negócios, uma planilha do excel pode dar conta do recado. Porém, na medida em que a movimentação aumenta, pensar em um sistema de gestão torna-se uma opção mais segura e confiável.

Sistema de emissão de notas fiscais

Um bom planejamento financeiro também deve contar com investimentos em automação de processos e com a economia que isso pode gerar para o negócio. Pensando nesses benefícios, o Otimizou oferece um Sistema de Emissão de Notas Fiscais completamente interativo, rápido, prático e seguro.

Com o aplicativo do Otimizou você pode emitir notas fiscais de qualquer lugar, além de contar com diversas opções gratuitas. Clique aqui e saiba mais!

Compartilhar