Lorem ipsum proin gravida nibh vel velit auctor aliquetenean idelit sollicitudin, lorem quis bibendum auci elit consequat ipsutis sem.
1-677-124-44227

info@yourbusiness.com

184 Main Collins Street | West victoria 8007

Follow us On Instagram

Lorem ipsum proin gravida nibh vel velit auctor alique tenean sollicitudin, lorem quis.
Topo

Blog

Como aplicar o desconto na nota fiscal?

Aplicar descontos em produtos, mercadorias e serviços – como resultado de promoções e ofertas – é uma estratégia bastante comum para conseguir uma receita extra em um determinado período. Com isso, é preciso entender como empregar esse desconto no momento da compra. Ou seja, além de disponibilizar a oferta ou a promoção, também é necessário definir qual será o procedimento no momento de efetuar o desconto na nota fiscal, especialmente .

É muito importante saber exatamente como aplicar o desconto para evitar uma série de problemas e, um deles é, justamente, a declaração incorreta de impostos sobre os produtos, mercadorias ou serviços e que pode resultar em complicações com a Receia Federal. Outro exemplo é praticar margens e descontos de forma equivocada, e acabar perdendo receita em vez de conseguir o capital extra que a empresa planejou por meio da estratégia adotada.

Desconto na nota fiscal: como funciona e como aplicar?

Com o surgimento da nota fiscal eletrônica algumas mudanças foram exigidas pelos órgãos reguladores na hora de aplicar um desconto. Por exemplo, antes era possível informar o desconto no valor final da nota fiscal, prática incorreta atualmente. Com a nota fiscal eletrônica esse tipo de serviço foi padronizado, com isso, foi estabelecido que o abatimento em questão deve ser discriminado, ou seja, aplicar em cada item que faz parte da nota fiscal e, não mais no valor final do documento. Por exemplo, a promoção "leve três e pague dois" – a compra de dois produtos resulta num terceiro item sendo entregue ao cliente de forma gratuita. Então, na nota fiscal, o terceiro produto deve sofrer um desconto de 100% do valor.

Outra situação é uma oferta na qual a compra de três produtos resulta em uma redução de 30%. Nesse caso, o estabelecimento deve decidir se cada item receberá uma redução de 30% ou se esse desconto será dividido entre os três produtos. Se a primeira situação for escolhida, no momento de preencher a nota fiscal para emissão, é preciso informar o desconto no valor de cada item, separadamente. Para o caso de divisão entre os três produtos, o emissor pode reduzir 10% de cada item.

A regra para aplicação do desconto em si pode variar e ficar a cargo do estabelecimento, desde que ela seja clara para os clientes e atenda aos pré-requisitos fiscais. Ou seja, o abatimento deve ser aplicado individualmente para cada item na nota fiscal durante a emissão do documento. Além disso, é preciso entender que há dois tipos de descontos possíveis: condicional e incondicional. O desconto condicional ocorre quando uma condição é imposta ao cliente para que a dedução seja aplicada. Por exemplo, pagando uma mensalidade antecipadamente é concedida a redução de 10%. Nesse caso a base de cálculo para tributação é o valor total do serviço, sem o desconto.

O desconto incondicional, por sua vez, acontece quando não há condições impostas para que o item sofra um desconto. Esse desconto ocorre no momento da transação e é bastante comum no comércio. No caso em questão, o valor para a base de cálculo de impostos é o valor do item após o desconto.

Emissão de notas fiscais

O preenchimento de uma nota fiscal, principalmente na hora do desconto, é um procedimento que merece atenção. Por isso, é preciso automatizar o processo de emitir notas fiscais no estabelecimento e ganhar mais tempo para outras tarefas. É nesse ponto que o Otimizou pode ser a grande solução para o negócio.

O Otimizou é nada menos que o mais completo e interativo sistema de emissão de notas fiscais. Com uma grande quantidade de ferramentas, fácil de navegar e interatividade, preencher e emitir notas fiscais passa a ser uma tarefa simples no dia a dia da empresa. Com o uso do Otimizou o cliente encontra:

  • Velocidade: uma nota fiscal pode ser emitida com alguns poucos cliques e segundos.
  • Gestão das notas: painel de controle com informações sobre notas aceitas, rejeitadas, canceladas ou com erro.
  • Facilidade: por meio do aplicativo Otimizou é possível emitir uma nota fiscal de qualquer lugar.

Além disso, é possível testar todas essas vantagens de forma gratuita por um mês e emitir até 10 notas fiscais nesse período. Para mais detalhes é só clicar aqui.

Compartilhar