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Atitudes para alavancar as vendas durante a pandemia

O momento atual é de crise e muitas incertezas devido à pandemia causada pelo novo coronavírus. Países em todos os continentes estão adotando políticas públicas de forma a conter a curva de contaminação do vírus. Empresas em todo o mundo se viram obrigadas a inovar e se adaptar aos novos padrões de consumo, bem como os protocolos adotados pela maioria dos países quanto ao combate a Covid-19.

Com a economia bastante afetada e os consumidores em casa, uma vez que o isolamento social é um dos principais aliados contra a disseminação do vírus, as empresas estão submetidas a um grande desafio: manter as vendas e continuar a alavancar seus números.

Apesar de ser uma experiência delicada, o atual momento também pode ser um grande aprendizado para o empreendedor. As mudanças no negócio não são apenas emergenciais, pois as medidas adotadas agora para salvar o seu negócio podem ser os pilares que vão sustentar a empresa nos próximos anos. Entender os novos padrões de consumo dos clientes é fundamental, pois boa parte desses novos comportamentos nasceu durante a pandemia e continuarão mesmo no cenário por um bom tempo.

Monitoramento do mercado

Monitorar o mercado é uma atividade obrigatória para qualquer empreendimento que deseja atender as demandas do seu público-alvo. Em tempos de pandemia essa prática se torna ainda mais importante, uma vez que todo o padrão de consumo dos clientes foi alterado em questão de semanas. O monitoramento em si não serve apenas para analisar o comportamento do consumidor, pois é pela pesquisa do mercado que será possível encontrar novas oportunidades em meio à pandemia.

O monitoramento do mercado pode fazer com que o empreendedor descubra novos caminhos para aumentar suas vendas durante a pandemia, quais as deficiências dos seus concorrentes neste momento delicado, quais as demandas e como atendê-las.

Diversificação dos produtos

É importante ter em mente que parte considerável dos consumidores teve a sua renda diminuída durante a pandemia. Por isso, o consumo por impulso foi reduzido bastante. Itens essenciais como alimentos e produtos de higiene pessoal registraram grandes aumentos no número de vendas durante a pandemia.

Sendo assim, diversificar as opções de produtos e mercadorias a venda na empresa pode ser uma boa saída para aumentar as vendas. Se a empresa não possui itens considerados essenciais durante a pandemia então está na hora de colocar álcool em gel, máscara e sabão na lista de opções. A análise de mercado ajudará bastante a decidir quais produtos e mercadorias adicionar nas opções de vendas.

Vendas em ambientes virtuais

Disponibilizar um sistema de vendas por meio de uma plataforma digital é quase que uma obrigação em tempos de pandemia. Essa já era uma tendência mesmo antes do atual cenário surgir, pois o e-commerce tem ganhado cada vez mais espaço entre os varejistas. Ser conhecido no ambiente online é um passo fundamental para ter sucesso no número de vendas.

Uma vez que os clientes estão em casa devido à recomendação de isolamento social – que em alguns estados e municípios é medida obrigatória – a única maneira de manter a empresa funcionando e atraindo clientes é por meio de uma loja virtual. Portanto, empresas que já possuíam lojas online devem focar ainda mais no e-commerce enquanto que empresas que ainda não migraram para o ambiente virtual devem fazê-lo o mais rápido possível.

A loja online, além de ser o principal canal de vendas durante a pandemia, também será a principal forma de manter os clientes conectados à marca que representa a empresa. É uma forma importante de mostrar que, mesmo em meio a um cenário tão difícil, a empresa está atendendo as demandas dos seus clientes.

Logística

A logística é outro ponto fundamental, pois não adianta apenas criar uma loja virtual, se o produto não chegar até o cliente. Se não há uma boa logística e um sistema de entregas que funciona bem, podem ocorrer atraso e, consequentemente, a insatisfação do consumidor que, dificilmente vai voltar a comprar na loja virtual.

Investir num sistema eficiente de entregas será muito importante. Essa ferramenta pode ser terceirizada ou própria, pois há várias alternativas. Um exemplo são os motoristas de aplicativos: com a queda no número de passageiros durante a pandemia muitos deles migraram para as entregas motorizadas. Além disso, essa logística também deve envolver o atendimento ao cliente e a constante atualização quanto à chegada do produto até a casa dele.

Marketing

Com já destacado, o cliente não está mais circulando nas ruas em busca de algo para comprar, pois devido à recomendação de isolamento social ele está em casa e, possivelmente, em frente à tela do computador ou do Smartphone. E é justamente nessa situação que entra o marketing da empresa. As estratégias de divulgação da empresa também devem migrar para o ambiente virtual.

E não é preciso investir muito ou fazer grandes campanhas de marketing, pois o empreendedor poderá usar as redes sociais, por exemplo. Os produtos e mercadorias podem ser divulgados em plataformas como Facebook, Instagram e Twitter. O importante será manter as páginas da empresa atualizadas com conteúdos diários de forma a atrair o cliente.

Além do marketing envolvendo a marca da empresa e as vendas também é importante publicar conteúdos informativos relacionados ao atual momento. Divulgar informações de fontes oficiais referentes à pandemia e como atravessá-la é uma excelente forma de tomar posição quanto ao engajamento contra a disseminação da Covid-19.

Nota fiscal

Um dos desafios diários de qualquer empresa que atua no setor de vendas é justamente a gestão de notas fiscais, ainda mais em um momento como o atual onde há várias outras preocupações para tratar, além de buscar alternativas para continuar vendendo.

O Otimizou é o mais completo emissor gratuito de notas fiscais do Brasil, com serviços práticos e oferecidos digitalmente de forma a facilitar a vida do empreendedor. Vale destacar que a emissão de notas fiscais durante a venda de um produto é uma atividade essencial de qualquer empresa, pois é uma responsabilidade dupla: além de cumprir as obrigações fiscais, a nota fiscal também é repassada ao cliente e mostra total transparência durante a venda, transmitindo segurança.

O serviço é oferecido de forma gratuita, por meio de um sistema robusto de ferramentas, armazenamento nas nuvens e os usuários ainda podem contar com suporte pelo chat para tirar dúvidas.

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